fbpx

Blog e dicas

Se você está organizando ou pretende organizar um evento de sucesso, acompanha nossas dicas para que seu evento seja um sucesso!
#

8 Passos Para Que Seu Evento Seja Incrível!

Uma das diversas maneiras de transmitir o conhecimento para as pessoas é através de congressos e eventos. Podendo oferecer diversos formatos para compartilhar tal expertise, tais como palestras, conferencias, seminários entre outros. Porém é necessário contar com autoridades no assunto para que o conteúdo seja transmitido da forma correta, e por quem possui expertise no assunto.

Além dos participantes, que são amplamente beneficiados por receber conhecimento sobre determinado assunto, um cenário muito animador se dá para as próprias empresas que realizam tais eventos, pois isso resulta numa oportunidade de estar em contato direto com o seu target, isto é, seu público alvo. Além de fortalecer todas as outras frentes que compõem empresas como por exemplo, os steakholders, concorrentes e por ai vai.

Se você está organizando ou pretende organizar um evento de sucesso, acompanha nossas dicas para que seu evento seja um sucesso do início ao fim.

 

1. Planejamento

 

Para qualquer tipo de evento é necessário um belo planejamento, isto é, um tempo de antecedência considerável para organizar cada detalhe que um evento demanda, um plano de ação.

 

2. Público Presente

 

Um congresso é um evento acadêmico cuja programação pode contar com palestras, conferências, seminários e até mesmo atividades de formação, como workshops e minicursos. Sendo assim, o seu sucesso depende muito dos convidados que estarão presentes para compartilhar conhecimento com a plateia.

Devido a isso, você deve ser bastante criterioso ao selecionar seus palestrantes. O ideal é convidar pessoas que estejam em alta no mercado e tenham uma produção relevante e atual. Em outras palavras: opte por aquelas que têm algo a acrescentar à vida profissional do público.

Uma dica é apostar em propostas interdisciplinares, que ajudam a expandir os horizontes do campo de estudo em questão. Se o congresso trata de sustentabilidade, por exemplo, convide autoridades em reciclagem, energia renovável, produção de alimentos orgânicos etc. Dessa forma, você garante uma programação variada e interessante.

 

3. Organização de cronograma

 

Como geralmente os eventos contam com diversas atividades durante o seu acontecimento, é de suma importância que tudo esteja devidamente programado e alinhado previamente, entre a própria produção do evento, como pela parte dos participantes, para que isso ocorra é necessário a criação de um cronograma, de que horas as atividades, vão acontecer, no local que elas vão acontecer e quando, para que tanto o staff quanto os participantes consigam se organizar da melhor maneira possível

 

4. Montagem de Equipe

A equipe será muito importante para o sucesso do congresso, já que muitas tarefas fundamentais serão entregues nas mãos de seus integrantes. Você deve selecionar cada um deles a dedo, levando em consideração seus talentos, suas afinidades e, principalmente, suas experiências anteriores.

 

 

5.   Divulgação do Evento

Uma divulgação bem planejada pode definir o sucesso de seu congresso, pois é a partir dela que o público vai receber informações sobre o evento. Portanto, não poupe esforços para fazer um material atraente e que dialogue diretamente com seu público-alvo, tanto na linguagem quanto na identidade visual.

 

 

6. Tenha um plano de ação para o dia da realização

O dia da realização é o grande momento da organização, pois é a hora de colocar em prática todos os planos feitos ao longo do tempo de produção. Entre algumas atividades que devem ser executadas, estão a montagem da estrutura, a recepção do público e o direcionamento dos convidados.

 

7. Planeje o credenciamento de participantes

Para evitar as longas filas difíceis de coordenar, planeje como vai funcionar o credenciamento com antecedência. Uma alternativa é oferecer o serviço de check-in por meio de aplicativos, o que é vantajoso tanto para o participante como para a equipe de organização.

 

 

8. Saiba lidar com imprevistos

Qualquer evento está sujeito a alguns imprevistos, como problemas com fornecedores, atrasos ou até mesmo ausência de determinados convidados. É preciso ter jogo de cintura para lidar com essas questões ou, do contrário, você pode acabar se estressando e colocando em xeque todo o trabalho desenvolvido.

Sendo assim, tenha um plano B para fazer substituições na programação caso seja necessário. Além disso, mantenha sempre uma boa relação com sua equipe e com os fornecedores. O diálogo é a melhor prevenção para certos problemas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Posts relacionados

Escreva um comentário