fbpx

Entenda a Tecnologia NFC e Seus Benefícios em Eventos

 

Nos dias atuais, com tantas tecnologias disponíveis, é muito comum a presença de smartphones, TV’s ou mesmo aparelhos de som. Com tantas opções, é muito comum haver a troca de informação entre os mesmos. Sendo assim, a tecnologia NFC trouxe a solução para fazer esta integração viável.

O termo NFC (Near Field Communication) deriva do inglês, tendo como significado “Comunicação por Campo de Proximidade”, o que possibilita a troca de informações entre dispositivos que possuem um chip semelhante, não sendo necessário nenhum cabo ou fio para que seja feita uma conexão entre ambos. Algo semelhante ao Bluetooth, porém não é necessário o pareamento entre eles.

Em seu funcionamento, o NFC é responsável por gerar um link em uma frequência de rádio de curta distância, assim permitindo uma pequena troca de informações, quando os dois devices estão próximos (até 10 cm de distância). Além de ser extremamente rápido e eficaz, um dos seus principais benefícios é sem dúvida a parte da segurança, não havendo interferências de um terceiro aparelho na troca de dados entre os dois dispositivos.

Nos dias de hoje, o NFC já está presente e diversos afazeres do nosso cotidiano, como por exemplo, usar o celular para fazer pagamentos (via android, ou mesmo Apple Pay), consulta e recarga do bilhete de transporte público, troca de fotos através de celulares, ou até mesmo conectar seu celular a caixas de som, entre outras funcionalidades e tantas outras que ainda estão por vir e se tornar cada vez mais populares.

Com a constante evolução da tecnologia, a tendência é que o sistema de NFC esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia até mesmo nas menores atividades. Sendo uma questão de tempo até as convencionais carteiras que usamos percam sua utilidade e acabem ficando em casa.

A aplicação desta tecnologia também está cada vez mais presente no meio dos eventos, o NFC pode ser usado de diversas formas, seja ele através da utilização de cartões, pulseiras ou até mesmo badges em papel (que possuem um chip NFC em seu interior).

Além disso, a utilização da tecnologia NFC pode ser usado em diversas etapas do evento, podendo ser feito desde a parte do credenciamento (início do evento), controle de acesso (salas, planárias, stands, auditórios e afins), coletor de dados (leads), implementar dinâmicas de votação ou sorteio, e também a parte de chapelaria (trazendo um lado extremamente benéfico na parte sustentável).

Toda essa “simplificação” que a tecnologia NFC trouxe para este mercado possibilita que todas as etapas do evento fiquem mais amigáveis, fornecendo todo tipo de dados e interações entre os participantes de uma maneira prática e rápida, como por exemplo e tempo em filas de check-in, o controle e registros a determinados espaços, implementação de votações ou sorteios, além da facilitação de interação entre os participantes (networking ou leads).

Caso você vá realizar um evento, fale conosco e usufrua de uma solução completa para promover e melhor entender o comportamento dos seus visitantes.

 

Posts relacionados

Escreva um comentário