A tecnologia RFID no Mercado de Eventos

RFID significa identificação por rádio frequência e é um sistema em que os objetos podem ser identificados através de uma frequência de rádio dentro de um critério geográfico. O sistema consiste em etiquetas inteligentes RFID (etiqueta eletrônica RFID), leitor RFID (receptor RFID), antenas RFID (antena RFID longo alcance) e uma aplicação web based de back-end. O sistema RFID é extremamente inteligente, além da gravação de dados nas pulseiras ele permite a identificação de vários objetos de forma simultânea. A inovação no mercado de eventos, evolui a cada dia. Quem vem ganhando maior notoriedade trata-se da tecnologia RFID. O sistema projetado para eventos tem como intuito ser de extrema precisão e rapidez para que a experiência do participante no evento seja cada vez melhor, além de ser cada vez mais eficiente quando o assunto é tempo em filas.

Além de todas as facilidades citadas acima, o sistema RFID apresenta benefícios exclusivos para os produtores de evento. Como por exemplo, ter um controle exato das pessoas que chegaram ou estão circulando pelo evento, ter acesso a dados precisos sobre quem compõe o seu público e como ele interage com o seu evento, diminuição de chance de fraudes, além de facilitar a organização do próprio evento.

Para o participante, também existem diversos pontos favoráveis, tais como: diminuição de filas, aumento da segurança, maior facilidade para aproveitar todas as atrações oferecidas pelo evento, melhora em geral da experiência do usuário, além de efetuar os pagamentos no evento através do Cashless.

O método de Cashless tem se tornado uma prática cada vez mais comum no meio de eventos de grande-médio porte trazendo mais segurança e agilidade nas transações, necessitando apenas de carga previa para que o participante possa usar seus “créditos” durante o evento, bastando apenas aproximar a pulseira ao sensor.

Outro ponto chave que favorece ao uso do RFID em eventos, é a parte da entrada do evento, onde as chances de falsificação são praticamente nulas, pois cada pulseira é identificada com um número de série diferente, além de reduzir o tempo de espera para adentrar ao evento, sempre buscando a melhora na experiência para o participante. O sistema, também traz facilidades quando o assunto é controle de acesso, pois oferece a possibilidade de recolher informações importantes fornecidas pelas pulseiras RFID, como por exemplo saber em tempo real quantos e quais participantes já entraram no evento, seja em áreas comuns ou áreas especificas que nem todos podem ter acesso. Em eventos corporativos por exemplo, é possível saber quantos participantes interagiram com cada um dos stands expositores, por quanto tempo, além de outras informações úteis, que ajudam na organização de eventos futuros.

Parte fundamental para o funcionamento do evento, o Staff, também pode ser gerenciado e controlado através das pulseiras RFID, Uma integração RFID possível é usar as pulseiras nesse sentido, ajudando a controlar a permissão de acesso sobre determinadas áreas recebendo feedbacks sobre os membros do staff.

Escreva um comentário