fbpx

Blog e dicas

Diferenças entre Streaming, Live Streaming, Webcast, Webinar, Facebook live, Youtube Live, Periscope, Instagram live, Vimeo Live, entre outros
#

Transmissão ao vivo – Entendendo as variações

Transmissão ao vivo pela internet é um processo que gera muitas dúvidas, pois existem muitas variáveis que fazem a mesma coisa ou quase a mesma coisa.

Vamos começar falando dos diversos nomes que se dá a uma transmissão ao vivo ou Streaming: Live Streaming , Webcast, Webinar, Facebook live, Youtube Live, Periscope, Instagram live, Vimeo Live, entre outros. O importante é saber que qualquer que seja o nome dado ao processo de transmissão ao vivo, ele é o ato de transmitir áudio e vídeo pela internet, onde as pessoas possam assistir a um determinado evento sem interação direta, ou seja, só assistem passivamente aquela imagem e som, pode-se agregar nesta transmissão ao vivo perguntas, enquetes e chats para interação parcial.

Como funciona uma transmissão ao vivo?

A transmissão ao vivo tem como base a captação (ato de captar imagem e áudio por câmeras de vídeo), encoder (sistema que captura a imagem e áudio e transforma na linguagem de dados para internet) e o link de internet. Este último é peça chave em todo processo, pois ele que irá dar qualidade e continuidade à transmissão do seu evento. Muitos não dão a importância necessária a este item que com certeza faz a diferença neste processo.

Uma vez que os três pilares estejam acertados e confirmados, o processo de transmissão ao vivo poderá ser um sucesso! Poderá sim, mas existem outras variáveis que pode derrubar sua transmissão, como por exemplo: equipamentos mal dimensionados, equipamentos que não atendem às necessidades do evento, energia não adequada ao processo, etc…

Transmissões simultâneas

Temos ainda algumas variações que confundem o mercado, como transmissão simultânea. O que seria isso? No nosso ponto de vista é uma transmissão feita para vários pontos no mesmo local, por exemplo: você está captando imagens no 1º andar e quer transmitir simultaneamente para o 2º, 3º e 4º andares. Isso seria uma transmissão simultânea no mesmo local.

Vídeo conferência

Além disso temos a Vídeo Conferência, que é um transmissão ao vivo com interação entre 2 ou vários pontos. Ela é feita quando é necessário ter uma comunicação direta e privada entre dois pontos ou mais. A vídeo conferência é um sistema diferente pois possui muita qualidade na imagem e no áudio e seu uso pode ser variado, como trazer uma pessoa para uma palestra via vídeo, fazer reuniões com pessoas de vários locais, debates com várias pessoas em vários países, entre outras possibilidades.

A transmissão ao vivo é uma solução que atende a vários propósitos e pode ajudar a resolver questões de mobilidade de pessoas para eventos específicos. Além de economizar, você pode através dela levar mensagens em tempo real e ter muitos ganhos.

Posts relacionados

Escreva um comentário